Separação? É o melhor caminho?

12

"Se um irmão tem mulher descrente, e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido." (1 Cor.7.12-14).



O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3

Deus procura uma comunhão, uma união com o homem, desde o princípio da criação, mas, o homem insiste em viver separado de Deus, e isso reflete em tudo, principalmente na vida conjugal, porque o casamento é um símbolo de união espiritual entre o Cordeiro de Deus e a Igreja. É espiritual. Primeiro começa no nosso espírito, para assim ser refletido em nossa vida material. É necessário estarmos ligados com Deus para que entendamos todo o mistério de uma união conjugal. Como diz o Apóstolo Paulo em Efésios 5.32, "Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e a igreja."

Antes de pensar em entrar em um relacionamento, é necessário buscar o autor desse projeto, e quem é o autor? Deus, nosso Pai. É Ele quem efetua em nós tanto o querer quanto o fazer", e se Ele disse que não é bom que o homem fique só, porque Ele não daria um amado ou uma amada para Lhe fazer companhia e lhe ajudar até o fim de seus dias na terra? sabemos que o casamento entre homem e mulher é somente para essa vida. Segundo as escrituras, no céu não haverá casamentos, o único casamento é o do Cordeiro de Deus com a Igreja. Mas, aqui na terra Deus nos promete que teremos alegria, cumplicidade, união, amor, porque o casamento é um símbolo dessa união espiritual entre Cristo e a Igreja. Portanto ao estarmos unidos por esse Elo, que é o amor de Deus, estamos unidos em espírito com Cristo e ninguém pode separar. A Palavra de Deus é que afirma: "O que Deus uniu ninguém o separe." Se você orar pedindo a Deus um esposo ou uma esposa, com certeza Ele lhe dará, e nenhum problema vai abalar as estruturas de seu casamento. Não adianta, saí por ai procurando, porque se fizer escolhas erradas, o preço será alto, porém, se fizer escolhas certas, terá vitórias.

A separação, torna-se muitas vezes inevitável. Seria leviano da minha parte se eu falasse ao contrário, porém, não estou fazendo apologia a separação, e nem posso fazer, mas, em muitos casos, a separação chega a acontecer por causa da dureza dos corações e da falta de entendimento e de sabedoria por parte de Deus. O casal luta com suas próprias forças e acaba desfalecendo no caminho por não buscar a ajuda de Deus. Infelizmente, a força contrária que se une para destruir um lar, é certa; "a luta não é contra o sangue nem contra a carne", existe uma força contrária, uma organização maligna que está a espreita, rugindo como leão procurando a quem tragar, porque a família é a base que sustenta o indivíduo, sendo a família instituída por Deus com esse fim. A Bíblia nos diz: " Melhor é serem dois do que um," (Ec 4.9). "E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." (Ec 4.12). É mais difícil lutar sozinho, quase impossível, pois Deus nos compara com as ovelhas, as ovelhas são dóceis e inofensivas, e uma ovelha sozinha é uma presa certeira para o predador,"todos que as encontram as devoram." (Jr. 50.7a). Quando o casal não procura ajuda de Deus para os seus problemas conjugais, esses problemas vão se avolumando, tornando quase impossível a solução dos mesmos. É justamente aí que o inimigo ataca, para que o casamento seja fragilizado e todos sejam dispersados, perdendo assim a força, a união, a cumplicidade e a importância que um casamento tem. Porém, quando entendemos que em Deus podemos tudo, não vamos sair por aí aceitando sugestões do mal, nos afastando do que Deus planejou para nós.

Ao detectar um problema, o certo a fazer, é orar, buscar na Palavra de Deus uma solução para esse problema, com certeza Deus virá e lhe mostrará o que fazer e como resolver. Deus é Deus de união e não de separação, porém muitas vezes deixamos de buscar a presença de Deus, e vamos logo procurando soluções mais fáceis. Uma coisa que devemos saber e colocar em mente, que é o diabo que gosta de separação, porque ele é separado de Deus e procura inimizade até hoje, traz ao casamento, confusão, desentendimento, desafeto, distância, falta de diálogo, individualismo, a tentação, e por fim a infidelidade, se não vigiar ele vem de mansinho e toma conta de seus pensamentos, é isso que o inimigo quer, total destruição. O homem e a mulher quando se casam é ligados em espírito, tornando-se ambos em uma só carne, satanás sabe dessa ordem de Deus, por isso ele tenta destruir, não começa por todos, ele é astuto, vai para o lado que está mais fraco, porque ele sabe que se derrubar um, o outro também cai, fazendo com que você também se afaste do único que pode nos dar a vida e nos fazer feliz. "Deus". A Bíblia nos exorta antes de orar, vigiarmos, para não cairmos em tentação. Não é difícil, basta sermos diligentes em manter uma comunhão com Deus, pois, se colocarmos Deus como início, teremos um meio e um fim abençoado e próspero. Não abandone o seu cônjuge, entenda que se vocês estão casados é por que em algum momento entenderam que um fazia parte do outro, procure em Deus as soluções para os problemas, afaste de uma vez por todas as investidas do mal contra a sua família. Qualquer motivo que venha para que vocês dois se separem, não dê ouvido ao mal, se achegue a Deus e Ele cuidará de tudo. A Bíblia nos traz essa exortação: "Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher." (1 Cor. 7.10.11).

Só temos uma exceção na Bíblia que Deus permite que haja uma separação, em caso de infidelidade, e essa exceção foi deixada, por causa da dureza dos corações, assim como afirmou Jesus, mesmo em situações dessa natureza, se houver perdão de ambas as partes querendo permanecer onde estão, fique onde estão, porque Deus, trará a libertação e a cura, e satanás, não arrastará a sua família para a destruição.

Portanto, se essa catástrofe já se instalou, não se afaste de Deus, A Palavra diz assim: "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegarás a vós, Alimpai as mãos, pecadores, e, vós de duplo ânimo purificai os corações." Tiago 4.8. Humilhe-se diante da Potente Mão de Deus, Arrependa-se, peça perdão dos seus pecados e das suas falhas, e como está escrito em Lam. 3.29. "Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança." Certamente agindo assim, Ele lhe atenderá e tratará de suas feridas, Olha o que Deus garante: "Todavia, trarei restauração e cura para ela (o povo de Deus); curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança." Jer.33.6. "Clama a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece." Jer. 33.3.

Se você colocar a sua vida nas mãos de Deus, não terá mais perdas, tudo o que Ele puder fazer para lhe abençoar, Ele vai fazer. Não esqueça do criador, não deixe de lutar, não cometa erros em cima de erros, pare, ore, derrame-se na presença do Senhor, Ele vai restaurar a sua vida para você viver novamente e seguir por um caminho correto, vai lhe restaurar para você viver os sonhos que Ele tem para você, Deus lhe trará o melhor, restituirá tudo o que o inimigo roubou, basta crer e confiar. Deus é Deus de restauração, de transformar aquele que não é nada em algo melhor, mas, para alcançarmos essa transformação, é preciso passar pela estrada da humilhação, humilhar-se significa, renunciar o seu eu, deixar de lado as suas aventuras, que não te levarão a nada, acreditar e aceitar que só Deus pode mudar a sua vida e lhe dar alegria plena e satisfação plena. Acredite! Vença! Ultrapasse a sua independência de Deus, e viva dias melhores, e viva pleno(a)em nome de Jesus.


Que a graça de Deus seja abundante em nossas vidas, e que a doce comunhão do Espírito Santo esteja em nossos corações.

Com Amor,
Ailda Deiró

12 comentários:

  1. Oi, Ailda, seu blog está lindo Parabéns as mensagens muito edificantes Que Deus continue
    abençoando a vc e sua família. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã querida,Deus abençoe, Deus sempre tem uma boa Palavra para os nossos corações,pois Ele sabe do que precisamos.
      Fique na paz, e agradeço a sua preciosa participação.
      Um abraço

      Excluir
  2. Lindo texto Ailda, só quem já passou perto do divórcio sabe a dor que é. Antes mesmo de nos reconciliarmos com nossos cônjuges, devemos nos reconciliar com o Senhor, aí sim estaremos prontos para perdoar e pedir perdão. Parabéns mais uma vez , Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È verdade Suzy, a reconciliação inicia dentro de nós, com o nosso Mestre Jesus, depois disso com os demais. Obrigada pela participação.
      Deus a abençoe.

      Excluir
  3. Minha querida, que texto precioso e claro aos corações. As pessoas costumam ter uma visão fechada, ou pelo menos uma visão daquilo que elas querem ter e fico feliz porque você desenvolveu seu texto de forma diferente,reconhecendo a Palavra de Deus como base para todos os conselhos que deu e não enfatizando as decisões que um coração machucado tomaria.
    Vou compartilhar seu texto pois dificilmente encontro pessoas que falem tão bem deste assunto, desprendida de tabus! Parabéns e que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe minha irmã querida Cris, esse texto faz tempo que está escrito, quando Deus começou a reescrever minha história, eu tinha muitas perguntas sobre isso, e pela infinita misericórdia de Deus, Ele me exortou, me ensinou e me deixou escrever, pois como você disse, é um assunto um pouco abafado, apesar de estar totalmente escrito por Deus em Sua Palavra, porém a revelação de Deus só vem quando realmente precisamos de mudança e buscamos o entendimento, para não cometermos mais erros em cima de erros, e eu só publiquei quando Ele me autorizou a publicar, para que fosse benção para quem precisasse dessa instrução. Eu fico agradecida a Deus e feliz pela Palavra Dele estar indo aos corações.
      Um abraço, Que Deus abençoe grandemente a sua vida, mais, uma vez obrigada pela participação e a disposição de multiplicar a Palavra de Deus, A honra pertence somente a Deus.

      Excluir
  4. A Paz do Senhor amada Ailda Deiró,
    Primeiramente gostaria de dizer que sou totalmente contra a separação, afinal, a minha regra de fé que é a Biblia não permite, também entendo que em Corintios diz, ou até melhor, permite que haja a separação de corpo, ou seja, você pode ir morar em outro logar sim, mais jamais ter relação com outro, acredito apesar de a Bíblia falar apenas da mulher, que isso vale tanto para o homem quanto para a mulher, porém o que mais vemos por ai são cristães separando e casando-se novamente, simplesmente por que não há mais amor, esquecem que amar não é sentimento, ou seja é uma ESCOLHA, eu escolha amada ou não minha esposa, sendo assim, se eu decidir que quero que meu casamento de certo eu consigo reconstruí-lo.
    que Deus abençoe a amada, muito bom o texto.

    visite leia e comente: http://palavrabencoadora.blogspot.com.br/

    curta nossa página: http://www.facebook.com/palavraabencoadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe irmão Samuel pela participação, está correto em sua análise, primeiro devemos nos reconciliar com Deus e as demais coisas nos será acrescentado. Se colocarmos Deus no início, Ele será o nosso meio e nosso fim. Um cordão de três dobras que nunca se quebra.
      Deus abençoe.

      Excluir
  5. Oi, Ailda, vim aqui desejar um dia maravilhoso e festivo
    no dia em comemoração ao dia internacional da mulher. bjsss

    ResponderExcluir
  6. A paz ! Parabêns pela postagem. Concordo plenamente com oque o Senhor colocou em teu coração. Continue escrevendo artigos assim, que edificam todos aqueles que buscam um alento em Deus. Somente na obediência completa existe verdadeira adoração pois quando há argumentação nas coisas Divinas , se vai toda a adoração.Mais uma vez obrigado pela mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz, Deus o abençoe, e que realmente possamos estar com o coração em Deus para que Ele nos revele o que necessitamos para continuarmos no caminho com prudência, sabedoria e entendimento, Deus esteja contigo meu irmão,

      Excluir
  7. Ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e posso dizer que é um blog fantástico,
    com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
    Se desejar faça uma vista ao Peregrino e servo e deixe o seu comentário.
    Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir

DEUS OS ABENÇOE COM TODO O ENTENDIMENTO DE SUA PALAVRA PARA O CORAÇÃO DE VOCÊS.