Máscara

3
Conforme o dicionário, máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto, e normalmente quando a máscara é usada elas são vistas, mas, existe uma máscara invisível que muitas vezes não notamos que estamos usando, são aquelas usadas por pessoas que não querem se mostrar, talvez por motivo sabido ou não. Essa máscara é usada em várias situações, mas, tem uma situação que quero refletir aqui. 

O ser humano normalmente se esconde atrás de uma máscara chamada profissão ou de títulos adquiridos ao longo de suas vidas, na verdade essas pessoas usam essa máscara para esquecer de si mesmas, para não parar e ter que refletir o modo de como estão levando suas vidas, e de quem realmente são, essas pessoas lembram-se apenas do que estão realizando no momento, e gostam de repetir, eu sou isso, eu sou aquilo, e pensam que apenas isto basta para ser uma pessoa honrada, realizada e feliz. Não sou contra ser um profissional, ou no que decidiu escolher para viver, o que sou contra é fazer desses títulos uma máscara para ser o que não é, e desfavorecer os que ainda não se destacaram em alguma profissão. Quando Deus olha para nós e decide que vai nos tratar, o que Ele inicia nesse processo de tratamento é a retirada dessa máscara, Ele desnuda a alma, para que entendamos como estamos vivendo, e como estamos sendo vistos no mundo espiritual, ou seja como estamos sendo vistos por Deus, porque o que importa é como estamos sendo vistos por Deus e não pelos homens, quando alcançamos o favor de Deus, Ele nos concede o favor dos homens também. Portanto tudo o que estamos fazendo, tem que ser feito para Deus, e como está escrito: "Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas, e o Deus da paz estará com vocês." (Fp. 4.8,9).

Eu sou formada em Artes Plásticas, tinha no coração um desejo que ardia, eu queria me expressar por meio da pintura; porém, antes de me formar em artes, eu exercia o cargo de analista financeiro em uma grande empresa, durante dez anos eu trabalhei com números e análises, me cansei disso e fui atrás de fazer o que até o momento eu me impressionava, "a pintura", estudei e trabalhei com pintura durante muito tempo, e me formei na universidade nessa área. Era uma atividade intensa nesse ramo, exposições, palestras, reuniões, organizações de eventos, pesquisas, visitas a museus, etc.. e até pensava ter sido a melhor escolha, pensava que tivesse me encontrado, esse pensamento era a máscara que eu carregava , e fiquei presa nessa máscara até quando não consegui mais me esconder nela. Deus me trouxe para perto Dele e desnudou a minha alma, me mostrou o que é ser uma pessoa criada por Ele, cuidada por Ele e o que é ser uma pessoa real, sem ser preciso me esconder atrás de nada. 

Nessa busca inteira da minha alma, Deus me trouxe de volta a verdadeira vida, retirou toda a máscara que envolvia o meu ser e que me fazia sofrer, evitando que eu me revelasse aos outros com medo de não ser aceita e com medo de não gostarem de como eu era, eu queria que me vissem como artista plástica, porque na verdade eu não tinha nada para oferecer além disso, então coloquei essa máscara e acreditei que por esse status eu seria aceita, porém numa exposição que eu participei e foi a última, eu fiz uma série de retratos em que mostrava uma beleza escondida, e eu só fui perceber isso, com os comentários dos próprios expectadores da exposição, escrito no livro de visitas da mesma, os comentários diziam que o que estavam vendo era uma alma triste, e alguns escreviam, que talvez se tratasse da própria artista as pinturas. Aquilo tudo foi me fazendo repensar, e notar que tudo que eu retratei mostrava o interior da minha alma, cada quadro era uma foto da minha condição, da condição em que minha alma se encontrava, uma condição lastimável. Não tive muito êxito pessoal nisso, a exposição sim, foi um sucesso, porque para o mundo das artes tudo que faz o outro pensar é arte, é expressão, mas, para meu coração não foi agradável não. A exposição ficou falada, saiu nos jornais, entrevistas na televisão regional, porém eu me encontrava infeliz, não prossegui com essa série, encerrou-se ali mesmo, foi a última exposição que participei, não gostei do que vi na minha alma, penso que tinha chegado a hora da verdade pra mim, a hora da máscara ser retirada,  penso que foi nesse exato momento que Deus me trouxe de volta, me revelando o verdadeiro propósito de eu ter sido criada, e hoje não me escondo atrás de nada, pois não preciso provar para ninguém o que sou ou querer que alguém me respeite e me ame, através da minha profissão ou status de vida, porque agora, eu sei quem eu sou, mesmo sem ter o que outrora eu tinha, status, amizades, sucesso, popularidade. Não estou dizendo que é errado termos uma profissão ou exercer essa profissão, pois hoje eu ainda trabalho com arte, porém com uma nova visão de mim mesma e das coisas que me cercam, o que não podemos é fazer disso uma máscara para se esconder; a profissão para muitos é como um cartão de visita, fala bem mais alto, e muitos até menosprezam os que não exerce nenhum cargo importante, o que temos que ter em mente que além de tudo isso existe algo em que devemos nos agarrar, existe Alguém que quer que sejamos pessoas capazes, independentes de possuirmos algum título, que é preciso descobrir quem somos e qual é o propósito para que fomos criados. Deus, nosso Pai quer que entendamos esse propósito que arde em nossa alma, e Ele quer que paramos para ouvir a Sua Voz, para entendermos o que precisamos ser, para continuarmos tendo, essa é a verdade, primeiro é preciso ser para depois ter. 

Todos temos um lugar, não precisamos ser altamente posicionados socialmente para sermos aceitos, não precisamos lutar incansavelmente por esse lugar, se não é nesse lugar que Deus quer nos levar, o que precisamos é manter a nossa alma que é a nossa consciência em paz, em tranquilidade, isenta de toda contaminação, de toda poluição que constantemente vem nos afastando de Deus e nos levando mais perto da infelicidade e da solidão. Deus tem o melhor para cada um de nós, se ouvirmos a sua voz dentro do nosso coração, saberemos parar e obedecer. Seja qual for a rota que Ele colocar a nossa frente para seguirmos, devemos seguir, pois com certeza o entendimento virá e a paz reinará dentro dos nossos corações.

Que Deus possa trazer a cada coração o entendimento.

Com Amor
Ailda Deiró

3 comentários:

  1. É maravilhoso como DEUS cuida de nós e nos faz vê e entender o que está tirando a nossa verdadeira essência.

    ResponderExcluir
  2. É minha irmã.
    As pessoas correm o tempo todo atrás de um lugar ao sol.
    E se esquecem das palavras de Jesus: "vós sois a luz do mundo".
    Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ailda, faz um tempinho q não venho aqui. desculpe-me.
    Lindo, seu cantinho aqui, que bom que vc soube com coragem e discernimento tomar a decisão certa e como vc mesma disse:
    "Seja qual for a rota que Ele colocar a nossa frente para seguirmos, devemos seguir, pois com certeza o entendimento virá e a paz reinará dentro dos nossos corações. Te desejo uma noite maravilhosa. bjssss

    ResponderExcluir

DEUS OS ABENÇOE COM TODO O ENTENDIMENTO DE SUA PALAVRA PARA O CORAÇÃO DE VOCÊS.