O mal das desculpas

4



De muitas enfermidades que enfrentamos na alma, e batalhamos para sermos libertos e curados, entre todas existe uma que é terrível também, é a "desculpa", Quando não se quer fazer algo, ou viver algo, logo vem uma desculpa,(um pretexto, uma evasiva, uma escusa), e o pior é que a desculpa sempre vem acompanhada da má-vontade, da falta de interesse, da procrastinação, esse mal de empurrar tudo para depois, para não fazer o que precisa ser feito. 
A desculpa nunca anda sozinha ela sempre está acompanhada com esses outros males citados, quando pensamos que estamos sendo espertos ao nos desculpar, estamos mesmo é prisioneiros da desculpa. E a desculpa vem para nos ferir e ferir o próximo também, porque muitas vezes podemos fazer algo e não fazemos, um simples gesto que mudaria o dia de alguém ou até mesmo o nosso dia,  preferimos nos abrigar junto a desculpa.  Ao invés de enfrentarmos o desafio proposto por Deus para crescermos, nos desculpamos, "Ah! eu não posso, por causa disso ou por causa daquilo, Ah! eu não tenho tempo, não tenho isso, não tenho aquilo". Se pararmos para observar atentamente, veremos que a "desculpa" insiste em nos acompanhar, porque a má vontade está enraizado em nossa alma, para que nós não façamos o que é preciso fazer, para não amarmos como precisamos amar, para não nos doarmos como precisamos doar, pois é doando que se recebe, e a desculpa vem para que nós não recebamos de Deus o que é preciso para continuarmos a nossa jornada. A doação é uma lei divina, é uma lei que não muda, e engana-se quem pensa que retendo o amor, e economizando na atenção, e economizando no fazer, vai estar ganhando alguma coisa, engana-se, porque quanto mais doamos mais alcançamos para nós mesmos, se não doarmos não receberemos. Temos o exemplo na natureza, o Mar Morto. O Mar Morto não doa sua água para outros rios, ele apenas recebe. Segundo pesquisas, nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa do aumento na captação das águas de seu afluente, o Rio Jordão. Atualmente, a contínua perda das suas águas causa uma contínua redução em sua área e profundidade. Tudo isso acontece, porque o mar não doa o que recebe do rio Jordão, principal fonte de alimentação do Mar morto. Os peixes que o Mar morto recebe do Rio Jordão, acabam morrendo por causa do excesso de sal que contém nessas águas. O que esse exemplo quer dizer é que quanto menos fizermos, menos receberemos e a tendência é diminuirmos os nossos frutos e assim morrendo cada dia mais. Assim como o mar morto que está perdendo a sua profundidade, nós perdemos também com a falta de doação, perdemos a nossa essência que é de doadores. Com tudo isso vem o alerta para nos despojarmos das desculpas, porque Jesus nos diz que "Tudo podemos Nele, porque Ele nos fortalece," se é assim, então podemos fazer tudo, basta eliminarmos de uma vez por todas as desculpas de nossas vidas. Não existe desculpa que prevaleça contra a força de vontade. Que possamos deixar os males da desculpa e da má vontade irem embora e adotarmos em nossas vidas a prontidão e a boa vontade, porque se somos imagem e semelhança de Deus devemos agir como Ele age, pois Ele(Deus) está sempre pronto para nos ajudar em tudo que precisamos.



"Tudo posso Naquele que me fortalece."  Fp. 4.16

Com Amor
Ailda Deiró



4 comentários:

  1. Oi Ailda adorei a comparação com o Mar Morto...grande verdade querida a desculpa nunca vem sozinha. Que possamos de fato e de verdade agir como o nosso Deus, pois há tempo pra todas as coisas ! Como a palavra nos confronta não é verdade? Bjos Deus te abençoe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Palavra nos confronta sim, todos os dias,o que é bom, com isso nos tornamos pessoas melhores e chegamos mais perto de Deus.
      Um abraço minha querida Deus te abençoe também.

      Excluir
  2. Demorei a entender de que desculpa se tratava. No início pensei que fosse a desculpa sinônimo de pedido de perdão, e estava estranhando a sua colocação. Acho que a figura me iludiu. Mas finalmente compreendi a mensagem.
    Muito boa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, a Paz, é verdade, a desculpa acompanha dois significados, mas, durante o texto eu me refiro de qual desculpa eu falo, é sobre o (pretexto, a escusa de não fazer algo, que tem que ser feito). Que bom que compreendeu, mas, eu acrescentei no título o significado da palavra). Em relação a imagem eu fiz uma leitura em que a moça estava farta das "desculpinhas" do rapaz.rs.).Abs. Deus abençoe.

      Excluir

DEUS OS ABENÇOE COM TODO O ENTENDIMENTO DE SUA PALAVRA PARA O CORAÇÃO DE VOCÊS.