A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS

0
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”(2 Tim.3.16.).


As Escrituras testificam Jesus Cristo, se quisermos conhecê-LO, devemos ler a Bíblia, se dissermos que O Amamos e não temos comunhão com Ele através da Leitura da Palavra e da oração, estamos mentindo, porque Jesus falou: “ Se alguém me ama, obedecerá as minhas Palavras”, e onde estão contidas essas Palavras de Jesus? No Livro Sagrado. 

É uma exigência para os filhos de Deus, estudar a Palavra Santa. Apóstolo Paulo diz a Timóteo que as sagradas escrituras são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.”(II Tim.3.15). Esse livro tem que ser lido com fé em Jesus, Aquele que veio para nos levar em comunhão com o Pai através de Seu sangue e de Sua Palavra de salvação como Ele mesmo falou: “Examinai as escrituras , porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5.39. 

Na Palavra de Deus estão as promessas para vivermos uma vida plena das bençãos de Deus, no entanto para tomarmos posse dessas bençãos é necessário conhecermos essas promessas e agir como o salmista que com alegria declara “As promessas de Deus são a minha grande alegria; são melhores que encontrar um tesouro!” SL.119.162.

É na Palavra de Deus que buscamos a comunhão com o Espírito Santo para receber Dele o conhecimento, o entendimento e a sabedoria para vivermos um caminho santo na presença de Deus e manifestando assim as Tuas promessas para a nossa vida.Em Provérbios nós encontramos a receita que Deus nos deixou para obtermos sabedoria. Leia o Livro de Provérbios, dedicando um capítulo para cada dia e observe atentamente o que diz a Palavra de Deus sobre obter conhecimento, entendimento e sabedoria.

Veja algumas referências:

  • Prov. 23.12 “ Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às Palavras que dão conhecimento. 
  • Prov. 2.2-6. “se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. 
  • Prov. 3.13,14 “ Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela( a sabedoria). 
  • Prov. 3.16-18 “Na mão direita a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são paz. A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado. 


  • Praticando a Palavra 

Observe o que a Palavra escrita em Tiago 1.22-25 diz sobre praticarmos e não sermos apenas ouvintes 

“Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando a si mesmos. Aquele que ouve a Palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. 
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.





Separe de 10 a 30 minutos do seu tempo, pela manhã antes de iniciar os seus afazeres, para orar e ler a Bíblia de 1 a 3 capítulos no mínimo. Com o tempo a probabilidade de ler mais capítulos é certo. Deus irá ampliar a sua visão e lhe dar o Seu amor, para que o prazer em Sua Palavra seja o alicerce de seu coração, e que você possas dizer como o salmista, “Como eu amo a Tua Lei! Medito nela o dia inteiro”. (SL.119.97). 

Antes da leitura pedir ao Espírito Santo que venha e lhe abençoe com todo o entendimento que a sua alma necessita, lembrando que a Bíblia é um livro espiritual e só obtemos entendimento com a ajuda do Espírito Santo. “O Senhor está com vocês quando vocês estão com Ele. Se o buscarem Ele deixará que O encontrem, mas se o abandonarem, Ele os abandonará.” 2 Crônicas 15.2b. 

Inicie a sua leitura pelo Velho Testamento ou o Novo testamento, ou o que Deus colocar em seu coração, lembrando que para se obter uma compreensão maior, se faz necessário, a leitura sequêncial, nunca aleatória,ou seja, não é para abrir a Bíblia em qualquer lugar e ler, é para seguir um plano de leitura contínuo. A Benção de Deus para nós é completa, não é pela metade, portanto se vamos ofertar a Deus o nosso tempo que seja o melhor. 

Ao terminar a leitura , ore agradecendo a Deus pelo entendimento, pela presença do Espírito Santo que certamente estará com você, e O Adore, pedindo que Ele esteja contigo pelo resto do dia, é importante dizer ao Espírito Santo que Ele é sempre Bem Vindo em sua vida, que você O ama e que quer a Sua Presença sempre, lhe ensinando e lhe conduzindo a um caminho novo. 

Após agradecer e adorar, se possível ficar alguns minutos em silêncio para que você possa ouvir o que Deus tem a lhe dizer nesse dia, essa experiência é única, a oração é um diálogo, não é um monólogo, Deus quer te ouvir, mas também quer falar contigo. Olha o que a Bíblia diz: “Povo meu escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que Eu tenho a dizer.” Sl. 78.1. Então persevere, quando estiver pronto Ele virá e falará ao seu coração, dando paz e conforto. Esses minutos em silêncio com o tempo pode ir aumentando, “Não se apresse em deixar a Presença do Rei”. Ecl.8.3a. 

Siga seu dia meditando na Palavra, conforme a Bíblia nos ensina: “Quanto a vocês permanceçam nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu”. 2 Tim.3.14. 

Vigie e esteja atento para entender o que Deus quer de você, qual o próximo passo que Ele quer que você dê , para um novo aprendizado. “ “A Palavra de Deus é lâmpada que ilumina os nossos passos e luz que clareia o nosso caminho.” SL. 119.105. 

Que o Senhor nosso Pai, possa nos dar entendimento em tudo, sob a luz da Tua Palavra para as nossas vidas, e que “habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração”.

Com Amor,
Ailda Deiró

0 comentários:

DEUS OS ABENÇOE COM TODO O ENTENDIMENTO DE SUA PALAVRA PARA O CORAÇÃO DE VOCÊS.