O homem preso dentro de sua própria consciência.

1
"No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. (corpo,carne). 
(Rm. 7.22,23)


A mente humana, é profunda; inexplorada; vai além do nosso entendimento limitado e não conhecemos a profundidade, muitas vezes nem a superfície, por isso a consciência deve ser livre, porque sem uma consciência livre o ser humano não reage a nenhum estímulo, não reage a si mesmo, e para termos essa consciência livre , temos que aceitar que é só em Jesus que teremos essa liberdade.


Jesus quando ensinava no templo em Jerusalém, abriu o Livro da Lei em Isaías e leu, para que todos soubessem que Ele estava ali para trazer liberdade aos cativos, era Ele o Salvador, não havia outro. As palavras são de Jesus e está registrada em Isaías 61.1 "O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque ungiu-me para levar boas novas aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar a libertação das trevas aos prisioneiros;" O homem no seu conceito moderno em que vive e que tem como regra seguir seu próprio caminho a seu modo, acreditando apenas em sua própria força, não conseguirá se manter por longo prazo em uma estrada firme e reta. É preciso parar e refletir que existe algo, que existe alguém acima de nós que rege a nossa vida, que nos dá direções, que nos firma nesse caminho reto; acreditando ou  não, existe um Deus que subsiste em si mesmo em Poder, em Glória, e em Sabedoria, que precisamente está conosco se assim quisermos; e não estou falando de religião, pois também não gosto e não sou religiosa, estou falando de um Ser Supremo, que não é nosso igual e está além do nosso entendimento humano, e que para interagirmos com Ele é preciso quebrantar o coração, e quebrantar o coração significa humilhar-se debaixo da potente mão de Deus, para totalmente render-se Àquele que nos criou, aceitar em nosso coração que não vivemos por nós mesmos, sozinhos, guiados por uma filosofia de vida. Jesus veio para "cuidar dos que estão com o coração quebrantado," não está registrado que os de coração duros verão a Deus, não está registrado que os de coração soberbos verão a Deus, que os de coração altivos verão a Deus, pelo contrário, está registrado que os de coração duro serão julgados pelo seu próprio comportamento, pois por causa da dureza dos corações acumulam ira para si mesmo, confira em  Romanos capítulo dois e versículo cinco.

Para que possamos ver a Deus, e ver a Deus significa tê-LO dentro do nosso coração, precisamos deixar de lado o nosso egoísmo,  pois para o egoísta, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça, só restará ira e indignação." Rm.2.8.  Para ver as obras de Deus realizadas em nós, se faz necessário a libertação do egoísmo, da auto-suficiência, da independência espiritual, da incredulidade, enfim,  para vermos a face de Deus, além de crer no coração que existe um Deus também é preciso confessar com a boca que Jesus é o Senhor de nossas vidas, confessar, significa aonde você estiver, seja no seus aposentos, ou no seu trabalho, no seu carro, na rua, diga com palavras audíveis que recebe o Senhor Jesus na sua alma, que você entendeu que é somente por Ele que você será livre,  e que quer que Ele entre e faça morada no seu coração, para que assim você seja religado com o Criador.  O homem quando permitiu que a incredulidade entrasse em seu coração, imediatamente ele foi se desligando de Deus, se afastando daquele que deu a vida, e nesse momento se viu sozinho, por isso se faz necessário a oração pedindo a Jesus que entre novamente no coração e que Deus o religue para que a comunhão volte e você possa desfrutar dos assuntos do céu, da morada do Criador.

Quando essa oração for feita a Deus em nome de Jesus, porque tem que ser assim, Jesus é o nosso mediador até Deus, Ele quando desceu a esse mundo para morrer por nós, levou em si mesmo todo o jugo do pecado, e recebeu de Deus o nome sobre todos os nomes e autoridade nos céus e na terra, por isso as orações devem ser feitas em nome de Jesus, agindo assim, veremos a sua obra em nós e seremos transformados em pessoas melhores, mudaremos a rota de nossa alma e seguiremos assim um caminho novo, para nunca mais sermos aprisionados em nada. Porém, se não agirmos dessa maneira, infelizmente em algum momento a nossa mente será aprisionada, levando com isso, o isolamento de tudo e de todos. O Apóstolo Paulo em sua carta a igreja de Roma no capítulo 4 e verso 24,25, refletiu assim: "Miserável homem que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? e ele mesmo já tendo o entendimento dado por Deus e a resposta para essa pergunta, imediatamente registrou, para aqueles que viessem depois dele soubessem dessa verdade, veja a resposta: "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!."  Somente Jesus pode nos libertar, mais ninguém.

  •  "Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete á Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus." (Rm. 8.5,6).

Não permita se aprisionar, não se isole de tudo e de todos, não confie em si mesmo, não exerça em si uma confiança exacerbada, pois aqui tudo é falso, falho;  acredite, confie no poder ilimitado de Deus, que antes mesmo da existência do mundo, Ele já existia, e tudo se fez e formou pela Sua Palavra. "Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espirito de vida me libertou da lei do pecado e da morte." Rm.8.1. Então se já sabe que é Jesus que pode te libertar e te dar uma nova vida, ore!, cultive essa disciplina de orar, orar é conversar com Deus, levar a Ele todas as suas necessidades, pedi que Ele lhe oriente em cada passo que você for dar, se tiver triste, ore, se tiver alegre ore agradecendo, se precisar de um conforto ore, peça ao Espírito Santo de Deus, pois Ele é o Espírito Consolador, que conforta nossa alma, nos dando paz, não esqueça jamais de orar, eu me lembro que passei um tempo afastada da Presença de Deus, e não sabia mais orar, não orava, não via necessidade, pois achava que eu mesma resolveria tudo que precisasse, mas, a minha vida foi se tornando um caos tão grande, que quando percebi já estava submergida nesse caos, então lembrei que precisava de Deus, que precisava orar para que Deus que me ajudasse; então ajoelhava em meu quarto e lia salmos, o noventa e um é um exemplo claro, lia e relia, depois outros salmos, até meu coração ser quebrantado e me render aos pés de Jesus, eu não conseguia entender até então que eu podia falar com Deus e que Ele poderia me responder, mas, fui fazendo esse exercício de oração, até que senti a Presença de Deus me consolando, e não parei mais, oro sempre, todas os momentos estou conversando com Deus, e Ele me ouvindo e me dando consolo. É importante para a saúde da nossa alma.  Ore e espere Deus falar contigo, e Ele usará todos os meios para responder a sua oração, somente fique atento, e espere. O salmista disse: 
"Escuta, Senhor, as minhas palavras, considera o meu gemer. Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro.  De manhã ouves, Senhor o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. Tu não és um Deus que tem prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar." Salmos 5.1-3.


Espero que em tudo Deus possa ser revelado a nós, para que sejamos livres para pensar, para agir e para viver, viver com Deus.

Com amor,
Ailda Deiró

Um comentário:

DEUS OS ABENÇOE COM TODO O ENTENDIMENTO DE SUA PALAVRA PARA O CORAÇÃO DE VOCÊS.